• Imprimir
  • Compartilhar


  • Reforma Protestante chega aos seus 503 anos com fundamentos desafiados Em 31 de outubro de 1517, Lutero levantou as 95 teses.

    Reforma Protestante chega aos seus 503 anos com fundamentos desafiados Em 31 de outubro de 1517, Lutero levantou as 95 teses.

    em 31 de outubro de 1517, Martinho levantou as 95 teses.

    Por Michael Caceres

    Neste sábado (31) se comemora os 503 anos da Reforma Protestante, que teve início através das 95 teses de Martinho Lutero, fixadas nas portas da Igreja do Castelo de Wittenberg, na Alemanha. A iniciativa de Lutero mudou para sempre o Cristianismo, transformando a sociedade.

    A Reforma Protestante foi basicamente um movimento de retorno a Palavra de Deus, já que a  cristã vivia uma profunda crise, tendo em vista que a leitura da Bíblia era restrita aos clérigos, que pervertiam o texto sagrado de forma proposital, induzindo práticas errôneas da observância da Bíblia. 

    Naquela época, a Igreja Católica passou a impor uma falsa teologia através do medo das pessoas, cobrando indulgências, que eram valores monetários para que o fiel pudesse entrar no Reino dos Céus. Lutero, na época um frade agostiniano e professor universitário em Wittenberg, na Saxônia, norte da Alemanha, lançou as 95 teses que desafiavam essa falsa teologia.

    Os fundamentos dessas teses eram cinco “solas”: Sola Fide, Sola Scriptura, Solus Christus, Sola Gratia e Soli Deo Gloria. Esses fundamentos ainda são desafiados atualmente, enquanto a fé cristã ainda tem que lidar com a perversão das doutrinas bíblicas.

    Sola Fide – Somente a fé: Fundamento que estabelece que somente a fé justifica o homem diante de Deus, sem a necessidade de obras.

    Sola Scriptura – Somente a Escritura: Fundamento que estabelece a Bíblia como única regra de fé e prática, sendo que todas as doutrinas do protestantismo são extraídas das Escrituras, vista como de divina inspiração, divina autoridade e inerrante.

    Solus Christus – Somente Cristo: Fundamento que lembra ser Cristo o único mediador entre Deus e o homem, sendo Ele o único capaz de salvar a humanidade.

    Sola Gratia – Somente a Graça: Fundamento que estabelece a salvação mediante a Graça, sendo ela um favor imerecido oferecido por Deus.

    Soli Deo Gloria – Somente a Deus a glória: Fundamento que reforça a necessidade do homem adorar e render culto a Deus, destinando todos os seus atos para glorificá-Lo.

    Fonte: Gospel Prime


    O conteúdo das notícias é de responsabilidade de seus respectivos autores e veículos de comunicação, não refletindo necessariamente a opinião da ICESO



    Data : 2020-11-01
    Autor:

    Não existem comentários nesta notícia, seja o primeiro.